sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Novas cores no Centro de Cultura


Em fase de conclusão as reformas no Centro de Cultura Basílio Conceição.
Além da pintura externa, o Centro de Cultura ganhou novas cores em seu interior, enquanto o palco do teatro recebeu cortinas novas automatizadas (abrem e fecham acionadas por controle remoto) e coxias (espaço situado entre as paredes adjacentes e o palco onde os atores aguardam a hora de entrar em cena, fora das vistas do público).
Confira o novo visual.




quinta-feira, 29 de novembro de 2012

9ª Feira do Livro - Um Domingo Musical

Aconteceu no domingo o lançamento do livro Lua Castelhana, de Maria da Graça Rodrigues.
"Dois anos depois da obra de estreia, “Helena de Uruguaiana”, a autora uruguaianense nos traz um romance estruturado em 51 capítulos curtos, contando uma história que se desenrola entre 1950 e 2010 entre as cidades de Bella Unión, Punta del Diablo e Punta Del Este, no Uruguai;  Uruguaiana e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O personagem principal do romance é um jogador de futebol, Juan Rios Ortega, nascido em Bella Unión, mas residente em Uruguaiana. Quando tranfere-se para jogar num grande clube de Porto Alegre, inicia um romance com a jornalista Ana Lúcia Silva, que entrevista um político brasileiro exilado no Uruguai e tempos depois é sequestrada." (Luiz Gonzaga Lopes)
 À tarde, o Festival de Bandas movimentou a Feira do Livro. Participaram bandas de Arroio Grande, Herval, Pelotas e São José do Norte.
A 9ª Feira do Livro de Arroio Grande foi abrilhantada pela presença da Orquestra Filarmônica de Pelotas. O público lotou as dependências da Feira e participou do espetáculo sob a regência do Maestro Sérgio Sisto.
Alunos de Kalila Templo de Dança e da Academia Camerini encerraram as atividades da Feira do Livro 2012.


O Sábado na 9ª Feira do Livro


O segundo dia de Feira do Livro começou com contação de histórias no Espaço Criança, na Biblioteca Pública Municipal. A tarde foi movimentada pelo Festival de Dança Afro realizado pelos grupos de dança das escolas e creches municipais. No palco, as escolas Arlindo Martins, Creche Edgar Dutra Lisboa, João Goulart e Neir Horner da Rosa.
O teatro de bonecos da Cia do Pandulho trouxe a peça O Reino da Leituria, um espetáculo trazido com o apoio do SESC/Pelotas.
Para encerramento da noite de sábado, o show de Émerson Nunes fez o público dançar e cantar no ritmo do samba.





Feira do Livro 2012 - do erudito ao popular


Aconteceu neste fim de semana (dias 23,24 e 24 de novembro) um dos eventos mais esperados pelos arroio-grandenses apreciadores da literatura e das artes em geral. A 9ª Feira do Livro teve sua abertura oficial na tarde de sexta-feira, com pronunciamentos do prefeito, secretária de Cultura, de Sílvio Lima (representante da família de Basílio Conceição, Patrono da Feira) e o lançamento do DVD "Tributo a Basílio".
Paralelamente, aconteceu a abertura da exposição fotográfica "Olhares pelo Mundo", em sua segunda edição, trazendo para Arroio Grande os olhares de fotógrafos de vários lugares (Brasil, México, Argentina, Itália, Portugal e França).

Estavam presentes as livrarias Cia. dos Livros, Santa Rita, L.L.Britto, Ciranda dos Livros e Grafitti com literatura para todos os gostos, destacando-se a literatura infantil, muito procurada durante toda a Feira. A Rua do Artesanato, Bichos do Mar de Dentro, Sob os Olhos de Mauá e as Arteiras da Costa Doce deram um toque especial de alegria com seu artesanato primoroso.
Os shows da noite de sexta-feira ficaram por conta de Alex Cruz e a Trupe do Circo sem Lona, um espetáculo que encantou adultos e crianças, e dos artistas da terra Sandro Campelo, Maicon Paiva, Cibele, Gregory e Nilo, que interpretaram as músicas de Basílio Conceição.
  
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Tributo a Cazuza

                                                                                      Foto: Eliana Lúcio

Aconteceu na noite de ontem, 17 de novembro, no teatro do Centro de Cultura Basílio Conceição, o Tributo a Cazuza.
Estavam no palco:
Candle Light Big Orchestra
Rock de Garagem
Toca do Bandido
The Mentes
Six Sanatory
Lady Jane
Mescalina & The Blues Brothers
Anônima

 Rogério Luerce
Fernanda Domingues
Letícia Christ


O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e com a presença da secretária Madelaine Mendes.





quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Leitura na Praça

A 9ª Feira do Livro acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012, em frente à Prefeitura Municipal de Arroio Grande, junto à Praça Maneca Maciel. Além da comercialização dos livros, a Feira oferecerá à comunidade  contação de histórias, exposição fotográfica, Rua do Artesanato, apresentações artísticas e área de lazer. A secretaria  continuará com o sistema troca-troca, afim de renovar o acervo da Biblioteca Pública Municipal.
Este ano o Patrono da Feira do Livro é Basílio Conceição, uma homenagem da Secretaria de Cultura ao grande músico e compositor arroio-grandense.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Inesquecível Basílio


A palavra, unanimemente usada pelo público, para descrever o espetáculo que homenageou o músico arroio-grandense Basílio Conceição foi "Emocionante!". Auditório cheio, familiares presentes no palco e na plateia, intérpretes/amigos de vozes embargadas e uma energia contagiante que preenchia cada canto do teatro com a presença de Basílio tornaram a noite do Tributo inesquecível.
A abertura do espetáculo aconteceu com a presença de Janis Joplin Conceição, filha de Basílio, dançando Trovões de Ana Luz. Em seu agradecimento, Janis parabenizou o trabalho da organização, disse que essa foi a primeira vez em que foi convidada a participar de uma homenagem feita ao pai e agradeceu à mãe: "Eu nunca disse isso pra ela, mas o melhor presente que ela me deu foi ter escolhido Basílio Conceição para ser meu pai."
No palco Kininho Dorneles, Robledo Martins, Greice Morelli, Giancarlo Borba, Sandro Campelo, Florisnei Coach, Regina Bainy, Fabiano Bacchieri, Maicon Paiva e Grégory Santos interpretaram magistralmente a obra de Basílio, diante de um público emocionado. "Cada um foi um pouco Basílio nesta noite.", disse Vanessa Conceição (Jornal Pampeano).
O Memorial Basílio Conceição, inaugurado no mesmo dia do show (03/11) recebeu a visita de amigos, familiares e público em geral. Muitos reviveram momentos importantes da trajetória de Basílio dos quais fizeram parte, contaram histórias, compartilharam experiências, diante das fotos e objetos que pertenceram ao amigo.
Um espetáculo marcante, inesquecível, pelo qual o público ansiava. As manifestações pelas redes sociais não deixaram dúvida quanto à importância do evento para quem reconhece o talento e ama a produção artística desse "louco vagabundo", segundo suas próprias palavras.
"A Secretaria Municipal de Cultura devia essa homenagem ao maior artista de Arroio Grande. A família e o público concordaram, através de suas manifestações, que realmente existia essa lacuna da cultura arroio-grandense.", diz a secretária Madelaine Mendes.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela conselheira Sônia Cardozo (Conselho Municipal de Cultura).