quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro de Cultura

A reforma no Centro de Cultura Basílio Conceição está em andamento.
A troca do piso é apenas a primeira etapa da reforma iniciada.
Confira algumas imagens.




Música na Praça


O momento cultural do dia de ontem (29/06), em Arroio grande, ficou por conta da apresentação da banda do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (Pelotas). Os músicos realizaram uma apresentação na Praça Maneca Maciel trazendo um rico repertório que agradou o público presente.
Um casal que apreciava a música sugeriu que isso acontecesse mais vezes, trazendo lazer e cultura à cidade.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.






Projeto "Arroio Grande em Cena"


 Projeto Arroio Grande em Cena está trazendo o teatro para o Centro de Cultura Basílio Conceição
No dia 5 de junho, às 10h e 15h, dentro do projeto Crescendo com Arte (SESI/Pelotas), será apresentado um teatro de bonecos com a peça O desaparecimento do Sol, um trabalho direcionado ao público infantil.

No dia 19, às 15h e dia 20, às 10h e 15h, acontece o espetáculo Teatro a Mil, com a peça O Jogo de Memória de Daniel Colin, direcionado ao  público infantil (educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental), com o apoio do SESC/RS Pelotas.

O Desaparecimento do Sol
Dia: 05/06
Horários: Manhã - 10h    Tarde: 15h

O Jogo de Memória
Dia 19/06
Horário: Tarde: 15h

Dia 20/06
Horários: Manhã - 10h    Tarde: 15h

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jornadas de Paz e Dignidade em Arroio Grande

Arroio Grande recebeu  os maratonistas da VI Corrida Continental das Jornadas pela Paz e Dignidade, no dia 22 de maio. No ano de 2012 a jornada acontece com o propósito de honrar a água, para que todos os habitantes da Terra saibam cuidá-la, respeitá-la e agradecer sua presença que permite nossa existência.
O grupo foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura que organizou a chegada na Praça Maneca Maciel. No local foi feito um círculo e um cerimonial que contou com a presença da vice-prefeita, Mariela Ferreira, da secretária de Cultura Madelaine Mendes, imprensa local e representantes da comunidade.
Logo após o grupo participou de encontros no Ponto de Cultura Axé Raízes com as turmas da capoeira, sempre levando uma mensagem de paz e respeito pela Terra e suas formas de vida.
Na quarta-feira pela manhã, após um ritual realizado às margens do arroio Grande, os maratonistas retornaram à jornada rumando para São Lourenço do Sul.
Através de e-mail enviado à Secretaria de Cultura, um dos componentes do grupo manifestou a gratidão pelo tratamento atencioso que receberam de todos os arroio-grandenses.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto:
http://hijosdelatierraenuruguay.blogspot.com.br/








Fotos: Eliana Lúcio

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Memória em andamento

Encontra-se em fase de conclusão o Projeto de Inventário da Vila de Santa Isabel. O projeto tem como objetivo o tombamento da vila como conjunto de valor histórico.
Nos dias 17 e 18 de maio, a secretária Madelaine Mendes esteve reunida com o historiador Cledenir Mendonça discutindo os detalhes finais das fichas do inventário de Santa Isabel. Estas fichas contendo dados da arquitetura e da história da localidade serão encaminhadas para o IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado) e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Como parte do projeto de resgate do patrimônio arquitetônico de Arroio Grande encontra-se no Espaço Arte da Biblioteca Pública Municipal a exposição "Detalhes", uma mostra do levantamento fotográfico que vem sendo realizado pela secretaria desde o início do projeto.
A partir do segundo semestre terá início o inventário do patrimônio cultural da zona rural.


Centro de Cultura Repaginado

A Secretaria Municipal de Cultura está mudando o visual do Centro de Cultura Basílio Conceição.
A fim de oferecer à comunidade um espaço de melhor qualidade, está sendo realizada a reforma do prédio, começando pela troca do piso no átrio onde acontecem as exposições. Outras melhorias deverão ser realizadas em breve. O palco do anfiteatro terá cortinas novas e serão colocadas coxias nas laterais do palco, enquanto o prédio ganhará novas cores com a pintura interna e externa.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estreia do Cine inRota

A estreia do projeto Cine inRota aconteceu neste sábado, dia 12 de maio, na sede da Associação dos Moradores do Bairro São José. A exibição do filme fez parte das comemorações do Dia das Mães.
O evento contou com a presença de considerável público e teve a presença do presidente da associação e da secretária de Cultura.


terça-feira, 8 de maio de 2012

Sessões do Cine Clube Marabá no DOMINGO.

O CineClube Marabá comunica que, por problemas técnicos, as sessões que se realizavam nas sextas-feiras passarão a acontecer nos domingos, às 20 horas.
O horário disponível para escolas e instituições permanece inalterado (terças e quintas, às 14 horas), sendo necessário agendamento na Secretaria Municipal de Cultura.
Telefones para contato:
(53) 3262-3055
(53) 3262-3148.
(53) 8409-4805

Cine inRota

O CineClube Marabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, dá início ao Projeto Cine inRota, propondo-se a levar gratuitamente cultura e lazer aos bairros e comunidades rurais, através de suas associações.
O Projeto Cine inRota promoverá sessões gratuitas de cinema, aos sábados,  às 20 horas, nas comunidades interessadas, bastando para isso que seja feito um agendamento prévio na Secretaria Municipal de Cultura.
Os telefones  para contato são: (53) 3262-3055 e (53) 3262-3148.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Próximas Sessões do Cine Marabá

                                                                         Data:13/05/2012


                                                            


Data: 20/05/2012


                                                                   
                                                       

 
Data:27/05/2012