terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Memórias do Carnaval" a nova exposição

 
A Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove entre os dias 03 e 16 de fevereiro duas exposições fotográficas sobre a história do carnaval arroio-grandense. 
Uma das exposições acontecerá no EspaçoArte da Biblioteca Pública Municipal onde estará exposto um resumo histórico, através de fotos, das rainhas e duquesinhas dos Clubes Sociais da cidade - Caixeiral, Comércio e Guarany.
Já no átrio do Centro de Cultura Basílio Conceição estarão em exposição banners contando a histórias dos carnavais de rua, através das atuais escolas de samba e, também, daquelas entidades carnavalescas já extintas mas que marcaram a folia em décadas passadas.
A cerimônia oficial de inauguração da exposição acontecerá no dia 03/02, às 19 horas no EspaçoArte e às 20 horas no átrio do Centro de Cultura.
As duas exposições ficarão abertas ao público entre os dias 06 e 16 de fevereiro, em horário de expediente dos referidos prédios públicos.
 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Arroio Grande em imagens

A Secretaria Municipal de Cultura inicia o ano de 2012 apresentando um novo vídeo com imagens de Arroio Grande. Embalados pela música de Marcello Caminha, o visitante do blog pode viajar pelas mais belas paisagens do município, conhecendo pontos turísticos e outras belezas que existem por aqui.

Show de Marcello Caminha encerra 2011




Encerrando suas atividades em 2011, a Prefeitura Municipal, através Secretaria Municipal de Cultura, presenteou o público arroio-grandense com o Musical Natal em Cordas, do artista gaúcho Marcello Caminha. A apresentação aconteceu às 21h, no Teatro do Centro de Cultura Basílio Conceição, sexta-feira, 30/11. 
Com uma instrumentação composta por acordeon, teclado (Matheus Kleber), contrabaixo (Felipe Álvares) , percussão (Marcello Caminha Filho), harpa (Beatriz Barbier) e violão (Marcello Caminha), o show apresenta uma sonoridade diferenciada e uma mistura de temas natalinos e regionais.
O ingresso (1 kg de alimento não perecível) foi recolhido pelo Lions Club e revertido ao Lar dos Velhinhos. 








Troféu Mérito Cultural 2011

Em uma noite festiva, a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura,  recebeu personalidades que foram destaque na área cultural do município, para a entrega do Prêmio Mérito Cultural 2011. Segundo a secretária, Madelaine Mendes, o prêmio é uma forma de reconhecimento e uma justa homenagem àquelas pessoas e instituições que através de seu fazer cultural colaboraram para a riqueza, diversificação e crescimento da cultura em Arroio Grande.
Foram quinze homenageados, sendo quatro destaques especiais.

José Darci Barros Gongalves (Artes Plásticas) - Artista plástico arroio-grandense com reconhecimento internacional (exposições no Chile, México, República Tcheca, entre outros). Suas telas caracterizam-se pela temática negra e são ricas em cores e detalhes. Algumas de suas obras ilustram contos quilombolas no Projeto "Cultura, Terra e Resistência" (MEC/UFPel), cujo objetivo é a construção de material didático para o ensino fundamental. As pinturas de Zé Darci ilustram o livro "Os Baobás do Fim do Mundo", de Marília Kosby.
 

Pedro Jaime Bittencourt Júnior (Literatura) - Autor do livro "Clássico - uma história de paixão", um resgate da história do futebol em Arroio Grande. O livro, baseado em documentos e testemunhos, conta um pouco da história de "sacis" e "caturitas" mesclado com fatos da própria sociedade local.
 

Marília Floôr Kosby (Poesia) - Autora do livro "Os Baobás do Fim do Mundo" (2011), a antropóloga dedica-se ao estudo etnográfico da presença africana e afrodescendente em diferentes experiências existenciais no Rio grande do Sul.
 

GDT "20 de Setembro" ( Nativismo) O Grupo de Danças Tradicionais "20 de Setembro", através de sua coordenadora professora Elisa Brum Vaz, conta com grupos de danças mirim, juvenil e adulto e vem recebendo destaque dentro da área artística tradicionalista. Participa anualmente de eventos importantes da área, como FEGAES (Festival Gaúcho Estadual Estudantil), encontros de invernadas artísticas da região e o ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), o maior festival de cultura popular da América Latina.
 

Jelson Domingues (Música) - Farmacêutico- bioquímico arroio-grandense. Sua paixão pela música fez com que sempre estivesse envolvido em eventos relacionados à ela. Instrumentista e compositor, poarticipou de vários festivais nativistas e de música popular, tendo atuado também como jurado. Colaborador na organização do festival de música estudantil "Aimone em Canto" e jurado em sua primeira edição. Desde 2009 faz parte da comissão de criação e organização do ExpoCANTO da Arroio Grande, tendo trabalhado em suas três edições.
 

Associação dos Artesãos (Cultura popular) - Além de representar os artesãos em suas reivindicações, a associação vem difundindo a cultura popular através do artesanato. Atualmente conta com 36 associados que comercializam seus produtos através da Rua do Artesanato que acontece no primeiro domingo de cada mês.
 

Ponto de Cultura Axé Raízes (Cultura popular) - O Ponto de Cultura é um projeto que visa proporcionar um resgate cultural revitalizando costumes e valores através da ações de cidadania, além de disseminar a cultura afro-brasileira por meio de diversas oficinas. Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeiramente e instituicionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades.
 

Banda Municipal (Música) - Fundada em 1990, a Banda Municipal já obteve históricas conquistas em sua trajetória. Em seus 21 anos de existência a banda vem mantendo uma trajetória repleta de realizações, disseminando entre os jovens estudantes o amor pela cultura musical, revelando talentos e abrilhantando diversos eventos culturais, artísticos e esportivos.
 

Ana Isabel Bretanha Machado (Artes Visuais/Fotografia) -  A fotógrafa arroio-grandense vem fazendo um trabalho de registro de paisagens rurais, patrimônio arquitetônico, festas e eventos da Cidade Simpatia. Realizou uma exposição individual, "A Memória Feita Pelo Olhar", participou das exposições "Conhecer para Preservar" , "A Memória Preservada" (coletivas) e "Paisagens do Sul", durante a Semana Farroupilha 2011, em parceria com Eliana Lúcio.
 

Verônica Camerini Corrêa (Dança) - A Academia Camerini, há mais de vinte anos, vem divulgando o nome do município de Arroio Grande através de sua participação em eventos de dança. Anualmente, realiza sua Mostra de Dança, uma demonstração do trabalho realizado durante o ano pelas alunas da professora Verônica, contando com a presença e participação de bailarinos de toda a região sul.
 

Flávia Soares da Conceição Corrêa (Patrimônio cultural) - Atual Secretária de Administração, a professora Flávia dedica-se incansavelmente ao resgate e preservação da memória histórica do município de Arroio Grande. É autora da revista "Tempos: um olhar sobre nossa história", que relata fatos da história de Arroio Grande, idealizadora e proprietária do Museu "Casa da Chácara", um local dedicado à preservação e memória da história local.


Destaques especiais:

CTG Tropeiros da Querência  - Fundado em 21 de agosto de 1965, é a mais antiga entidade tradicionalista do município. Originado do Grupo Folclòrico farroupilha, filiado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho desde a década de 70, vem destacando-se ao longo de sua história nos eventos culturais, sociais e campeiros da 21ª Região Tradicionalista.
 

Sociedade Cultural Quixote - Uma instituição que, mesmo antes da criação da Secretaria Municipal de Cultura, já se preocupava em fazer uma diversificada mostra de cultura, envolvendo música, dança, fotografia, artes plásticas, teatro e declamação, em seus concorridos Saraus Culturais.
 

Ricardo Freitas da Silva - Artista plástico e cartunista. Fez os alicerces da cultura quando assumiu a recém criada Secretaria Municipal de Cultura, como primeiro secretário.
 

Jorge Luiz Cardozo - Prefeito Municipal de Arroio Grande. Começou sua carreira política sendo vereador do município por três mandatos, sendo presidente do legislativo em 1995. Eleito prefeito no ano de 2004, foi o primeiro administrador do município reeleito, em 2008. Durante sua gestão foi presidente da Associação dos Municípios da zona Sul (Azonasul), destacando-se como liderança política pelo desempenho em busca de melhorias para a Região Sul do estado. A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura destacam, com o troféu Mérito Cultural 2011, o político que, com rara sensibilidade, foi responsável pela criação da Secretaria Municipal de Cultura.