quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Domingo tem Artesanato na Praça

Acontecerá neste domingo, a partir das 14 horas, mais uma Rua do Artesanato.A produção dos artesãos locais estará exposta e será comercializada na Praça Maneca Maciel.
Visitar a Rua do Artesanato nas tardes de domingo  já está se tornando um hábito dos arroio-grandenses.

Biblioteca no Programa Livro Aberto

A Secretaria Municipal de Cultura, dentro do Projeto de Revitalização da Biblioteca Pública Municipal é contemplada com  Programa Livro Aberto,uma parceria entre os ministérios da Cultura e da Educação, sob coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional.  O Programa prevê a aplicação de recursos federais para a instalação e ampliação do acervo público de livros, estabelecendo parceria com as prefeituras, responsáveis por ceder o espaço e manter a biblioteca. A inauguração da nova placa de identificação foi uma das ações referentes ao projeto.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novas cores no Centro de Cultura

Uma parceria entre Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação trouxe novas cores ao hall do Centro de Cultura Basílio Conceição.O prédio apresentava diversas goteiras que prejudicavam o desenvolvimento dos trabalhos e a organização das exposições. Além da nova pintura, foram retiradas as goteiras e realizados pequenos reparos no teatro.
Segundo a secretária de Cultura: "Sabemos que no Centro de Cultura são realizados os grandes espetáculos do municipio e as condições em que se encontra o prédio precisam ser melhoradas, visando oferecer ao público que frequenta o local e aos artistas que aqui se apresentam um ambiente adequado."



Biblioteca Pública Municipal

O espaço da Biblioteca Pública Municipal está sendo remodelado para abrigar os pequenos leitores.
O lugar, antes ocupado pelos gabinetes dos vereadores, ganhou novas divisórias e será preparado com um ambiente adequado ao público infantil. Sabendo que o primeiro contato com os livros é fundamental para a formação ou não de leitores é muito importante que o primeiro contato das crianças com a literatura aconteça de forma lúdica e em um ambiente agradável, diz a secretária Madelaine Mendes.



Secretaria de Cultura na Semana Farroupilha - Fotos


 

 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paisagens no EspaçoArte


Uma das exposições levadas pela Secretaria Municipal de Cultura ao Acampamento Farroupilha está aberta à visitação do público em geral no EspaçoArte da Biblioteca Pública Municipal.
"Paisagens do Sul" traz um pouco da vida no pampa traduzida em paisagens e personagens locais. A série é composta por  vinte e oito fotografias assinadas por Ana Isabel Machado e Eliana Lúcio.

Heroismo Farroupilha


A exposição "Heroismo Farroupilha", do artista plástico arroio-grandense  José Darci, foi uma das atrações do Acampamento Farroupilha. As telas retratam cenas históricas relacionadas à Guerra dos Farrapos, suas batalhas e seus heróis.
A partir de hoje (21/09) esta série pode ser visitada no Centro de Cultura Basílio Conceição.



"Anita Garibaldi" - Acrílica sobre tela - Acervo do autor



Arroio-grandense na Assembleia

Em homenagem ao romance da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski “A casa das sete mulheres”, a Assembleia Legislativa (AL) foi presenteada com um quadro alusivo às sete deputadas da casa, vestindo trajes típicos da época da Revolução Farroupilha. A entrega ocorreu no gabinete da presidência nesta quarta-feira (14 /09).
A obra (1,5m X 1m) é uma pintura em acrílico sobre tela, produzida pelos artistas José Darci Barros Gonçalves, Valdir Santana Ferreira e Paulo Corrêa, e representa as parlamentares vestindo trajes da época da Revolução Farroupilha. A data do ato foi escolhida em razão das comemorações referentes à data mais significativa dos gaúchos, o 20 de setembro. A denominação "Casa das Sete Mulheres" é feita costumeiramente pela deputada, para demarcar o espaço da representação feminina no parlamento gaúcho.À convite da Secretaria Municipal de Cultura, artista plástico José Darci participou dos festejos da Semana Farroupilha de Arroio Grande com a exposição "Heroismo Farroupilha". As telas, que retratam episódios da Guerra dos Farrapos, estarão em exposição no Centro de Cultura Basílio Conceição a partir de hoje (21/09).



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Abertura da Semana Farroupilha 2011

As comemorações da Semana Farroupilha tiveram início ontem (14/09), no Acampamento Farroupilha, com a participação da Secretaria Municipal de Cultura.
Após a chegada da centelha  da Chama Crioula, a Banda Municipal fez sua apresentação executando o Hino Rio-grandense e outras músicas tradicionais do Rio Grande, entre elas, o Canto Alegretense.
Durante a solenidade de abertura da Semana Farroupilha aconteceu a inauguração das exposições de artes plásticas e fotografias: "Heroismo Farroupilha" e "Paisagens do Sul".


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Encerramento da Semana da Pátria

O tradicional desfile que marca a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria aconteceu ontem ( 7 de setembro) com a participação das escolas municipais, estaduais, particulares.
Nos intervalos dos desfiles foi grande a movimentação na Rua do Artesanato. Os artesãos locais expuseram seus produtos no Largo da Igreja Matriz, muitos deles com uma produção voltada aquelas pessoas que desejam levar uma recordação da Terra de Mauá.
A Banda Municipal fez sua participação na abertura e encerramento das festividades do dia estreando seu novo instrumental e fardamento.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rua do Artesanato

O feriado do dia sete de setembro será movimentado pelo tradicional desfile das escolas de Arroio Grande.
Além disso,  a partir das 13:30, em frente à Igreja Matriz, os artesãos estarão expondo seus produtos em mais uma Rua do Artesanato.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semana da Pátria 2011

As festividades alusivas à  Semana da Pátria 2011 iniciaram ontem (1º de setembro) com o desfile da Banda Municipal, representações das escolas estaduais, municipais, particulares e do Pelotão Mirim da Brigada Militar.
A banda realizou sua apresentação em frente ao palanque oficial.







quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Programação do CineClube Marabá


Aviso: Por Motivo de Força Maior alteramos o filme que estava previsto para essa semana.

Data:02/09/2011 Horário:20h

Sinopse: 
Nas favelas do Rio de Janeiro as regras vem dos chefes do crime e a insegurança está em todo o lugar. Mesmo assim, um sonho ainda pode sobreviver.
Após testemunhar a morte do seu pai, Thiago (Thiago Martins, de cidade de Deus) dedica sua vida ao esporte, sua única esperança de sair da realidade violenta em que vive. Com sua habilidade e talento incomparável, o sucesso é apenas questão de tempo, porém a vida tem outros planos para ele. Criminalidade, tráfico de drogas e impunidade cercam o rapaz que fará de tudo para driblar todas as complicações e vencer esse jogo