quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

II SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE ARROIO GRANDE

Realizou-se na noite de 29 de dezembro no Centro de Cultura Basílio Conceição a abertura da exposição e premiação do II Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande, evento organizado pela Prefeitura de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura com apoio da Universidade Federal de Pelotas.
Criado em 2009 diante da necessidade de se criar registros do município e da cidade através da arte e também da criação da Pinacoteca Pública Municipal - as obras premiadas passam a fazer parte do acervo da pinacoteca - o Salão tem se transformado em um espaço de referência nas artes plásticas no município e região, promovendo a divulgação de novos nomes no desenho, na pintura e na escultura, categorias premiadas.
Fizeram parte do júri que teve muita dificuldade para a escolha dos premiados diante da qualidade dos trabalhos selecionados os seguintes nomes: Rosilena Costa Bretanha graduada em Artes Plásticas pela UFPel, Ana Isabel Velásquez da Silva,Graduada em Educação Artística da UFPel e Júlio César Cardozo,artesão com formação pelo SEBRAE.
Segundo Mário Schuster, premiado na categoria Pintura pelo segundo ano consecutivo “O Salão de Arroio Grande tem uma importância extraordinária para a região sul e para o estado do Rio Grande do Sul, pois não existem mais de cinco eventos como este no estado, o que prova a valorização que o município dá para as artes plásticas...”
O evento marcou também a despedida do Secretário de Cultura Ricardo Freitas que agradeceu a possibilidade de ser o primeiro secretário de cultura do município e relatou os avanços da cultura a partir da criação da Secretaria e do muito que ainda há por fazer no setor para transformá-lo definitivamente num importante vetor de desenvolvimento cultural, econômico e social.
Ficaram assim definidas as premiações:
Pintura
1° lugar – “Raízes” de Vera Regina Soares de Britto
2° lugar – “A tropeada” de José Darci Barros Gonçalves
3° lugar – “Voltando para casa” de Mário Schuster
Desenho
1° lugar – “Meu amigo Garibaldi” de Régis Lucena
2° lugar – “Sem título” de Fabrício Geraldo Lima
3° lugar – “Expocanto” de Miguel Vidal
Escultura
1° lugar – “Serafina” de Ciane Espíndola Jones
2° lugar – “A Voz do Ganso” de Rosália Amorim da Rosa
A exposição ficará aberta até 31 de janeiro, no horário das 07 às 19h, no Centro de Cultura Basílio Conceição.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÃO "JOÃO CÂNDIDO - A LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS





 CENTRO DE CULTURA BASÍLIO CONCEIÇÃO
Período de 30 de novembro a 27 de dezembro de 2010


Exposição itinerante- João Cândido

Dezesseis painéis ilustrados e com texto contam a vida e a obra do marinheiro João Cândido Felisberto, um dos líderes da Revolta da Chibata, movimento que parou o Rio de Janeiro em 1910. Os marinheiros se rebelaram com as injustiças na Marinha, como o castigo da chibata, também exigiam melhoria no soldo e alimentação digna. Para terem atendidas às suas reivindicações, promoveram o levante. Após XX de revolta, o governo cedeu e concedeu anistia aos revoltosos, mas logo as autoridades mudaram de posição e a anistia foi invalidada. João Cândido e seus companheiros foram perseguidos, presos e expulsos da corporação. Alguns líderes foram mortos. João Cândido morreu em 6 de dezembro de 1969. A mostra percorrerá 800 municípios brasileiros e tem o apoio do Banco do Brasil.



PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE MARABÁ-DEZEMBRO

Convidamos a comunidade a assistir todas as sextas-feiras, 20h, na sala de cinema(Cineclube Marabá), os filmes selecionados para o mês de Dezembro, para isso estamos divulgando a programação




TEMÁTICA : RELAÇÕES HUMANAS



Em Agradecimento Especial a Locadora Mega DVDS pelo apoio as sessões que irão se realizar.

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE MARABÁ-DEZEMBRO

DIA 03/12/10 – SANEAMENTO BÁSICO


A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.

Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida.A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra.

Gênero: Comédia
Duração: 112 min
Ano: 2007
Locações: Município de Bento Gonçalves

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE MARABÁ-DEZEMBRO

DIA 10/12/2010 - AS MELHORES COISAS DO MUNDO


Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor.Em meio atantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.



Gênero: Drama e Romance
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
Censura: 12 anos
Ano: 2010

PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE MARABÁ-DEZEMBRO

DIA 17/12/2010 – O HOMEM NU


Sílvio Proença (Cláudio Marzo) é um pesquisador de 45 anos, que precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro sobre folclore brasileiro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros de música e copo, com quem participa de uma reunião regada à música e cerveja. Com o embarque cancelado devido à uma forte tempestade, o grupo segue para o apartamento de Marialva (Isabel Fillardis), filha de um dos amigos de Proença, onde o grupo dá continuidade à reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marialva, Proença passa a noite ali mesmo, onde desperta no dia seguinte, completamente nu, com Marialva ao seu lado. Ainda zonzo da ressaca, Proença se levanta e vai apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando uma lufada de vento fecha a porta e deixa o pesquisador completamente nu do lado de fora. Com Marinalva no banho e sem ouvir seus apelos, tem início então uma louca fuga pela cidade, onde Proença será perseguido por jornalistas e curiosos para conseguir chegar em sua casa são e salvo.







Gênero: Comédia
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 78 minutos
Ano: 1997
Direção: Hugo Carvana

SESSÕES EXTRAS – Para Escolas

03/12/2010 – 14 HORAS – CURTAS INFANTIS (PARA O PÚBLICO DE 1ª A 4ª SÉRIE)


DURAÇÃO: 63 min

10/12/2010 – 14 HORAS – ANIMAÇÕES PARA PRIMEIRA INFÂNCIA

16 HORAS – SESSÃO EXTRA

Duração: 61 min

17/12/2010 – 14 HORAS – CURTAS INFANTIS (PARA O PÚBLICO DE 1ª A 4ª SÉRIE)