quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CINECLUBE MARABÁ



"CÂNCER"
Sem medo da palavra
Dia 26 de Novembro de 2010
20 horas
Ingresso gratuito
 
Sinopse: O documentário Câncer - Sem Medo da Palavra é um longa-metragem de 70 minutos que revela histórias e relatos de vida emocionantes. A produção é mais uma parceria do psicólogo Sílvio Lensen e do diretor Luiz Alberto Cassol, que, em 2004, lançaram o documentário InSanidades, que integra o catálogo Cineclubista Cinesud. O roteiro foi desenvolvido da constatação do medo e do preconceito das pessoas com o câncer e como elas superam esse preconceito, buscam tratamento e a cura. São depoimentos de familiares e pessoas que fazem e fizeram o tratamento para a doença, e profissionais da saúde especialistas na área.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MISSÃO ARTÍSTICA EM ARROIO GRANDE


Na quarta-feira, dia 24 de novembro, aportaram na cidade de Arroio Grande, coordenados pela professora Nádia da Cruz Senna, os alunos dos cursos de Artes Visuais, Design Gráfico e Cinema de Animação do Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas.

A missão era retratar a cidade nas suas diferentes formas de arte - desenho,pintura,fotografia - e, registrar seus lugares, sua gente, sua paisagem, sua arquitetura em seus aspectos urbanos e rurais e posteriormente inscrever esses trabalhos no II Salão de Artes Plásticas de Arroio Grande, que tem suas inscrições abertas até o dia 30 de novembro.
A idéia partiu do secretário de cultura do município Ricardo Freitas que, juntamente com o Prof.Dr. José Luis de Pellegrin, Diretor de Arte da Pró-reitoria de Extensão e Cultura agendaram a visita.
“ Registrar o nosso patrimônio através da arte e estreitar as relações com a Universidade Federal de Pelotas é o objetivo do projeto, que ainda culminará com uma exposição” conclui o secretário.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CINECLUBE MARABÁ

"NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS"
DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO
20 HORAS
Sinopse:  "Netto e o Domador de Cavalos" reconta, sob um novo prisma, a mais popular lenda rio-grandense - "O Negrinho do Pastoreio". No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira. A luta pela república, pela libertação dos escravos contra a tirania e a opressão, amor, humor e um amplo painel do século 19 estão neste terceiro longa-metragem de Tabajara Ruas. O filme é uma sequência de "Netto Perde sua Alma"

ATRATIVO CULTURAL E TURÍSTICO


Locomotiva é o novo cartão postal da cidade

Para marcar a ligação de Arroio Grande à história do transporte ferroviário do Brasil, a Prefeitura Municipal de Arroio Grande  instalou na entrada da cidade a locomotiva modelo Mikado, fabricado pela Baldwim Locomotives Works, sediada na Filadélfia (Pensilvânia – EUA). O antigo exemplar irá lembrar com estilo que foi em Arroio Grande que nasceu Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (1813-1889), pioneiro do transporte ferroviário na Brasil.

 “A iniciativa resgata a história e oferece uma dimensão simbólica da importância do Barão de Mauá para o Brasil, além de tornar o local um cartão postal da cidade”, justifica o secretário de Cultura do Município Ricardo Freitas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SHOW HISTÓRICO


Bebeto Alves em 3D foi um verdadeiro espetáculo de arte apresentado no Centro de Cultura Basílio Conceição na noite de domingo, 21 de novembro.O Show de quase duas horas do cantor e compositor uruguaianense, dono de uma das trajetórias mais importantes e provocativas do cenário musical gaúcho emocionou o público presente. “Quem foi, teve o privilégio de assistir um dos melhores shows que já passaram por Arroio Grande e, quem não foi, simplesmente perdeu. - afirmou uma senhora que estava na platéia emocionada com o espetáculo.

Uma história que está contemplada no pacote – o duplo Bebeto Alves e os Blackbagual traz versões ao vivo de músicas de diferentes épocas, incluindo algumas de suas melodias mais conhecidas, como Pegadas, Notícia Urgente e Mais uma Canção. Mas Bebeto Alves em 3D vai além da maratona sonora e realmente permite acesso a diferentes dimensões da obra do músico de 56 anos. Um bom exemplo é o álbum Cenas, em que predominam temas instrumentais criados para TV, cinema e teatro, nos quais a diversidade é a ordem, passando por climas exóticos, efeitos eletrônicos e ares milongueiros de violão. Em particular, a Milonga de Guerra mostra o quanto o regionalismo gaúcho é parte essencial da musicalidade de Bebeto – a exemplo de tantas outras experiências dele, o tema começa com uma harmonia milongueira tradicional, conduzida no violão, e segue aditivado por efeitos de sintetizador e vocalises com um pé na cultura árabe. Climas que irão aparecer em outros momentos, nos quais instrumentos digitais e analógicos estão lado a lado: beats, cordas, bandoneons, guitarras. Nas trilhas para espetáculos de dança, a ênfase rítmica é naturalmente mais forte – Desconjunto, com um pé no tango e outro na canção francesa, e Chão, mais voltada ao pop, são bons exemplos.
– Quando não tenho nada para fazer, fico criando coisas como essas. Fico buscando sons diferentes – explica o compositor.
O show de Bebeto Alves foi uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura com o total apoio do SESC Pelotas, que contou inclusive com a presença de seu gerente regional Luis Fernando Parada.



CINECLUBE MARABÁ

Prefeito Jorge Cardozo,o ator Evandro Elias,vice-prefeita Mariela Ferreira e o secretário de cultura Ricardo Freitas
Foi inaugurada na sexta-feira, dia 19 de novembro a Sala de Cine onde funcionará o CINECLUBE MARABA. A sala,com com capacidade para 60 lugares recebeu a presença do senhor prefeito municipal Jorge Luiz Cardozo,da vice-prefeita Mariela Horner Ferreira, do secretário de Cultura Ricardo Freitas e do ator do filme inaugural Evandro Elias para o ato de inauguração,além da presença da várias autoridades como secretários e representantes de instituições.

Na abertura foi exibido um documentário sobre o que são cineclubes e na sequência foi apresentado o filme “Netto e o domador de cavalos” do diretor Tabajara Ruas, que faz uma releitura contemporânea da lenda do Negrinho do Pastoreio, a mais popular do Rio Grande do Sul, além de contar um pouco da história do herói farroupilha Antônio de Souza Netto (Werner Schünemann).
Na América do Sul de 1835, quando o Brasil ainda era um império escravocrata, o general Netto foi um republicano que lutava pela libertação dos negros, contra a tirania e a opressão. Um herói farroupilha que participou de todas as guerras de fronteira no Sul do país no século 19.
A narrativa se passa no início da Guerra dos Farrapos, quando Netto descobre que Índio Torres (Tarcisio Filho), um antigo parceiro nas guerras do Sul, está preso. Para libertá-lo, alia-se a escravos rebelados, entre eles está Negrinho (Evandro Elias), o melhor cavaleiro da fronteira. Filme ficará esta semana em cartaz, com exibição às 20 horas gratuitamente.
A sala de cinema ficará situada no Centro de Cultura Basílio Conceição e terá no mínimo uma sessão regular por semana com a programação mensal previamente divulgada.







quinta-feira, 18 de novembro de 2010

INAUGURAÇÃO DO CINECLUBE MARABÁ

Será inaugurada nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, o Cineclube Marabá. A Sala de Cinema com capacidade para 60 lugares já está quase pronta para inauguração e deverá receber o nome de CINECLUBE MARABÁ – uma justa homenagem ao velho Cinema Marabá que foi demolido na década de 70 e, desde então a comunidade de Arroio Grande ficou sem a magia e o ambiente do cinema.

A Secretaria Municipal de Cultura participou em 2009 do edital do Cine Mais Cultura, um programa do Ministério da Cultura que recebe projetos de cidades com até 50 mil habitantes que não tenham cinema e Arroio Grande foi uma das quatro cidades contempladas no estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o Secretário de Cultura Ricardo Freitas, será feita uma inauguração bem simples, mas de extrema importância para a comunidade de Arroio Grande com o objetivo de criar um público de cinema.Na noite de abertura será apresentado um documentário sobre cineclubes e na sequência será exibido o filme “Netto e o Domador de Cavalos” com a presença do ator Evandro Elias,que fez o Negrinho do Pastoreio no filme.
O filme de Tabajara Ruas que tem Werner Schünemann e Tarcísio Filho nos papéis principais foi gravado na região do Taim, terá ainda uma exibição extra na sexta-feira às 21 horas e nos dias 22,23 e 24 às 20 horas.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

7ª FEIRA DO LIVRO DE ARROIO GRANDE





Umas das melhores feiras do livro de Arroio Grande foi encerrada na noite de domingo (14/11) com um show emocionante da cantora Giamarê. A 7ª Feira do Livro de Arroio Grande teve abertura oficial na sexta-feira com a presença do Prefeito Jorge Luiz Cardozo e demais autoridades locais e do senhor Henrique Pires, presidente do Instituto Simões Lopes Neto que na oportunidade enalteceu a proposta de parceria e o trabalho da Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura por ter escolhido o nome de João Simões Lopes Neto – o maior escritor regionalista do País – como o Patrono da Feira. Na sexta-feira (12/11) iniciando as atividades da feira teve a palestra do Prof. Dr. João Luiz Ourique que encantou a todos os presentes com a obra de Simões Lopes na contextualização histórica e literária e, na sequência, foi apresentado o documentário de Henrique de Freitas Lima “Contos Gauchescos” – Simões Lopes nas telas.



No sábado os estandes abriram às 14 horas, juntamente com a Rua do Artesanato – exposição e comercialização dos artesãos do município e prosseguiu com as apresentações das escolas, com destaque para a apresentação da peça “ Histórias de lavadeira” do TEP – Teatro Escola de Pelotas .


Um fluxo muito grande de pessoas frequentou a Feira para adquirir livros e para assistir as apresentações artísticas das escolas e as apresentações musicais no Palco das Letras como Pagode do Negrinho, Marcela Mescalina e Rodrigo Garcia, Revelyn, Banda Qadash e Banda Cão de Guarda.


No domingo a feira abriu às 10 horas e contou ainda com muitas apresentações de teatro e dança e encerrou-se às 22h com lançamento da Semana da Consciência Negra 2010 e show da cantora Giamarê.


A 7ª Feira do Livro de Arroio Grande foi uma realização de Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e todas as secretarias em rede de cooperação e, tem como parceiro o Instituto Simões Lopes Neto e apoio da Universidade Federal de Rio Grande e SESC Pelotas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

'RÉQUIEM POR LA NEGRA " VENCE O 2° EXPOCANTO







Já passava da meia noite quando foram anunciadas as vencedoras do 2° ExpoCANTO – Festival da Música Gaúcha de Arroio Grande, evento integrante da 72ª Expofeira que contempla a arte e a cultura,através da música.

Organizado pelo Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Arroio Grande e com um público extraordinário durante todas as noites, o festival se consagra como um patrimônio da cultura de arroio Grande e região.
A Comissão Julgadora formada por Xirú Antunes, Roberto Luçardo e Thérbio Felipe Cézar teve muito trabalho para escolher os vencedores devido ao excelente nível do festival, ao contrário do público que não teve dúvidas ao escolher “Ciranda de Esporas”, naturalmente por ser a representante da cidade.
A premiação ficou assim constituída:
1° lugar
“Réquiem por La Negra”
Letra de Joel de Freitas Paulo
Música de Aline Ribas e Éverson Maré
Interpretada por Maria Conceição e Éverson Maré
2° lugar
“Zamba para Virgínia”
Letra de Jorge Weber
Música de Maicon Gonzáles
Interpretada por Maicon Gonzáles e grupo
3° lugar
“Décima dos mouros tapados”
Letra de Adriano Alves e Otávio Severo
Música de Raineri Sphor
Interpretada por Raineri Spohr e Adriano Alves
Melhor Intérprete
Robledo Martins
Mulher Instrumentista
Éverson Maré
Música mais Popular
“Ciranda de Esporas”
Letra de Sidney Bretanha
Música de Miguel Vidal
Interpretada por Alessander Ferreira e Gregory Santos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TUDO PRONTO PARA O 2° EXPOCANTO

Tudo pronto para a realização do 2° ExpoCANTO - Festival da Música Gaúcha de Arroio Grande que irá acontecer nos dias 05,06 e 07 de novembro de 2010 no Parque de Exposições Guilhermino Dutra,durante a 72ª Expo-Feira de Arroio Grande.
Confira a ordem das apresentações:

SEXTA-FEIRA - DIA 05 DE NOVEMBRO - 21 HORAS


01 – ALMA ALÉM DA PEDRA
LETRA: MARTIM CESAR GONÇALVES
MÚSICA: RUI CARLOS ÁVILA
02 – TRISTEZA DE ESQUILADOR
LETRA E MÚSICA: JOÃOZINHO MISSIONEIRO
03 – O FUDUNÇO
LETRA: JUCA MORAES MÚSICA: FRUTUOSO ARAÚJO
04 – DÉCIMA DOS MOUROS TAPADOS
LETRA: ADRIANO ALVES E OTÁVIO SEVERO MÚSICA: RAINERI SPOHR
05 – QUANDO AS PALAVRAS SÃO ESTRELAS
LETRA E MÚSICA: FREDERICO VIANA
06 – O TEMPO PASSA
LETRA: GUJO TEIXEIRA MÚSICA: RUI CARLOS ÁVILA
07 – SE EU TOCASSE VIOLÃO
LETRA: EDUARDO MUNHOZ MÚSICA: RAINERI SPOHR
08 – PAYADOR E GUITARREIRO
LETRA E MÚSICA: EVERSON MARÉ
09 – EL VIEJO DEL VIOLIN
LETRA: RÔMULO FURTADO E MARCOS GAITE MÚSICA: DAVI COVALESKY


SÁBADO - DIA 06 DE NOVEMBRO - 21 HORAS

01 – EXÍLIOS DA VIDA
LETRA E MÚSICA: ALESSANDRO GONÇALVES
02 – MARCAS DE CAMPO
LETRA: JUAREZ MACHADO DE FARIAS MÚSICA: MAGNO MANETTI
03 – ZAMBA PARA VIRGÍNIA
LETRA: JORGE FREDERICO DUARTE WEBBER
MÚSICA: MAICON GONZALEZ

04 – CIRANDA DAS ESPORAS
LETRA: SIDNEY BRETANHA MÚSICA: MIGUEL VIDAL
05 – MULHERES COLONAS
LETRA: MARTIM CESAR GONÇALVES
MÚSICA: ALESSANDRO GONÇALVES
06 - FIGUEIRA PRA SESTA
LETRA: EDUARDO MUNHOZ, MÁRCIO NUNES CORREIA E RODRIGO BARRETO

07 – O QUE A TERRA ENCOBRE
LETRA: ADÃO QUEVEDO MÚSICA: JOÃO BOSCO AYALLA
08 – RÉQUIEN POR LA NEGRA
LETRA: JOEL DE FREITAS PAULO
MÚSICA: ALINE RIBAS E EVERSON MARÉ
09 – NEGRA SERAFINA
LETRA E MÚSICA: SIDNEY BRETANHA
10 – PROS LADOS DO CHASQUEIRO
LETRA: CAUÊ MACHADO MÚSICA: OTÁVIO SEVERO
11 - O PESO DE UM COMPROMISSO
LETRA: FÁBIO MACIEL E MATHEUS LAMPERT
MÚSICA: ANDRÉ TEIXEIRA